Text preview for : Boletim.Técnico.Janeiro.2006.pdf part of Boletim Técnico de janeiro



Back to : Boletim.Técnico.Jane | Home

Boletim Técnico FreeBR
Edição 6 Distribuição Gratuita Janeiro 2006

Editorial
Novo ano, novos desafios.... Nunca se falou tanto em "futuro" como nos últimos tempos. Tememos uma mudança? TFT LCD Plasma.... são novas tecnologias que tem tirado o sono dos técnicos de informática. Esta é uma realidade da qual não podemos fugir e só nos resta uma alternativa: Acompanhar esta evolução tecnológica e nos aprofundarmos no funcionamento desses novos aparelhos. Alguma coisa a respeito deste assunto já foi discutido aqui no Boletim Técnico, porém ainda precisamos de mais informações e nada mais oportuno que nos utilizarmos do fórum de monitores para isso. Portanto, participe. Utilize o espaço que temos disponível para podermos adquirir conhecimento. www.freebr.com www.freebr.net Comunidade FreeBR, o Portal do Conhecimento. Dê sua opinião, para que esta comunidade melhore cada vez mais e possa agradar a todos. Um abraços a todos.

Apostila do Curso on-line
Investir na carreira profissional significa oferecer condições para estar cada vez mais preparado para novos desafios, referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento, inovações tecnológicas de produtos ou serviços. Investir em conhecimento tornou-se obrigatório nos dias de hoje. O Curso On-Line, foi ministrado por técnicos altamente especializados na área de manutenção. Idealizado no forum de monitores (www.freebr.com) com a intenção de dar conhecimento teórico aos profissionais iniciantes e reciclar os conhecimentos daqueles que já estavam no mercado a mais tempo necessitando de uma atualização. Devido ao grande sucesso alcançado, por sugestão dos próprios participantes, acabou por se transformar em uma apostila que tem sido uma ferramenta de auxilio indispensável ao técnico reparador. Escrita em uma linguagem clara e simples, facilita o aprendizado proporcionando uma noção clara do funcionamento das diversas etapas do monitor de vídeo. Não é necessário ser um especialista na área. Tudo o que você precisa é ter dedicação e vontade de aprender. Você irá aprender de forma simples e irá dominar algumas técnicas de conserto que foram aprovadas por especialistas na área. Se o seu ramo de serviço é o da manutenção em monitores e você deseja aperfeiçoar seus conhecimentos, adquira esta apostila. Ela condensa os ensinamentos dos mestres que nos foram passados durante o curso on-line na Comunidade FreeBR. Com certeza, será um excelente investimento! Com toda certeza, o futuro irá lhe mostrar isto!!!

NESTA 1 2 3 4 5 6

EDIÇÃO

DICAS PARA SER FELIZ
MANUTENÇÃO EM PLAYSTATION

SEÇÃO INICIANTE: A LEI DE OHM AULA SOBRE TUBO (WILLIAN / RAS / MARCOS) TRANSISTORES TÍPICOS EM MONITORES (TSH) DICAS DE MANUTENÇÃO

Coordenação geral:

José Antônio Rodrigues

Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

Dicas para ser feliz!
1. Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança. 2. Estude sempre e muito. A glória pertence àquele que tem um trabalho especial para oferecer. 3. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar todos motivados. 4. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo. 5. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro. 6. Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos. 7. Seja simples. Retire de sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida. 8. Tenha um orientador. Viver é decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões. 9. Jogue fora o vício da preocupação.

Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela! 10. Tenha amigos vencedores. Campeões falam de e com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral, que seca até espada-de-são-jorge. 11. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore encha-se de energia para os desafios seguintes. 12. Perdoe. Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz Todo mundo erra, a gente também. 13. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir, faz bem ao sono e à alma. Oração e meditação são forças de inspiração. 14. Planeje bem uma mudança. Os arquitetos gostam de conhecer bem as pessoas e discutir o projeto antes de começar a obra. Fazer tudo de sopetão o leva a desgastes desnecessários. A melhor ação é a análise do novo projeto de vida.

SEJA FELIZ!

Vem aí:

Aguarde para breve.

O propósito de uma vida de fé é a busca do mundo da vida eterna e o eterno amor de Deus. O caminho de uma vida de fé é para descobrir e regozijar-se a si mesmo na alegria de Deus. Vivendo desta maneira, nós nos tornamos um com o eterno amor de Deus e a eterna vida.

www.familias.org.br
Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

Manutenção em playstation:

FUSÍVEIS

(Versão 5xxx)

Os fusíveis SMD existentes na placa principal do PlayStation são responsáveis por várias falhas no videogame. Na foto acima estão assinalados os 5 fusíveis e iremos descrever os sintomas causados por sua queima. . (ps604) - Quando queima o videogame fica com a tela preta e o laser não gira. (ps605) A queima deste fusível faz com que os controles do videogame fiquem sem ação. (ps603) Sua queima faz com que o console fique sem imagem e o laser não gire. (ps601) Quando queima, o videogame embora tenha imagem, os jogos não dão o Boot surgindo o menu de áudio. (ps602) Sua queima não impede o funcionamento do console com relação aos jogos, pois ele é destinado a proteger a linha de alimentação do conector serial. Temos que fazer uma observação sobre o que foi dito com relação ao fusível PS605. Um outro defeito que pode ocorrer no console é a queima de diodos que compõem um banco localizado na placa do videogame, e que também farão com que os controles do console não atuem. Veja os detalhes deste banco na foto abaixo:

Série 100x

Série 700x

Os fusíveis são fáceis de serem trocados, bastando que se aqueça a solda em suas extremidades e os levante com ajuda de um alicate de bico. Os fusíveis podem variar de localização dependendo da versão do console, mas suas funções são as mesmas. Nas fotos ao lado voce poderá observar a localização em outras versões do videogame.

Esquemas, datasheets, informações técnicas, downloads:

http://joseagaucho.vilabol.uol.com.br
Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

Série 750x

Série PSONE

Série PSONE O outro fusível existente no videogame se localiza na fonte de alimentação e destina-se a proteção da mesma. Em caso de queima, o console simplesmente não liga. Veja no detalhe abaixo. Série 900x

Colaborador: Joaquim (freebr)

Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

duas expressões adicionais:

A lei de Ohm
A relação entre a intensidade da corrente elétrica (I), a tensão elétrica (U) e a resistência elétrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus próprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tensão sobre eles e a temperatura são mantidos constantes. Suas observações, feitas sob tensão temperatura constantes, foram as seguintes: e

U = R.I

e

I=U:R

Escrita dessa última forma, a lei de Ohm estabelece que, sob temperatura constante, a intensidade de corrente que circula por um material é diretamente proporcional à tensão elétrica (d.d.p.) aplicada e inversamente proporcional à sua resistência elétrica. Essas equações simples são fundamentais para a Eletrônica e, uma vez que você aprenda a usá-las corretamente, verá que constituem chaves para resolução de delicados problemas sobre circuitos elétricos.

(1) A intensidade da corrente elétrica diminui quando se aumenta o comprimento do fio, sem alterar sua espessura. R aumenta quando o comprimento do fio aumenta. (2) A intensidade da corrente elétrica aumenta conforme se aumenta a espessura do fio, sem alterar seu comprimento. R diminui quando a espessura do fio aumenta. (3) Com comprimento e espessura constantes, a intensidade da corrente se altera quando se substitui um material condutor por outro. R depende do material de que é feito o fio. (4) Usando-se sempre o mesmo fio, mantido à temperatura constante, a intensidade da corrente aumenta quando se aumenta a tensão aplicada. Dessas observações, Ohm conclui que, se a temperatura for mantida constante, a relação Tensão elétrica : corrente elétrica ou U : I mantinha-se constante para qualquer fio particular. Essa constante é exatamente o valor da resistência elétrica do fio em questão. Em símbolos: U : I = constante = R Reorganizando a lei de Ohm podemos obter Tópico: aula sobre tubo Jack Bauer
Pode ser uma teoria geral da tela verde: a uns tempos atrás, Philips 105S- troquei o LM12... aquele do RGB e nada. TechMedia: Me lembro de ter encontrado +B no Integradão RGB. Após árdua batalha, era uma solda fria. Uma vez, em um Itautec 15" era o tubo. E agora, AOC 4Vn. (Aliás, pincushion não atua) Assim como existe um método para se detectar um flyback com defeito (Boletim Técnico FreeBR de junho: ( http://freebr.com/boletim/Boletim_Tecnico _01.pdf ) será que existe algum método padrão para detectar o que causa a tela verde? Obs.: Não é imagem verde, com ausência de emissão vermelha e azul. É ausência de vídeo, com tela totalmente verde....

William_R Um dos problemas que ocasionam esse defeito pode ser o cátodo em curto. Portanto, meça as tenções DC nos cátodos, se um deles apresentar uma tensão muito baixa ou zero volts, ai tá o problema. Para ver se o curto e dentro ou fora do tubo, é só dessoldar o terminal da placa e ligar o aparelho. Se a tela continuar verde é o tubo.

Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

Se o verde desaparecer, procure curto no Integrado/transistores do canal verde. Agora, se não há cor verde (por exemplo), como saber se o canhão do tubo está bom? Ligue um resistor de aproximadamente 4K7 5W do cátodo duvidoso (verde) para massa, a tela deverá ficar totalmente verde. Nota: Não dê um curto direto do cátodo para a massa, senão você estará dando um curto na fonte de +80V. Daí a desgraça pouca é bobagem. Mais dicas, vide:
http://www.geocities.com/simionovski/teste.html http://www.geocities.com/simionovski/teste.html http://www.yoreparo.com/articulos/tv/tubo-de-rayoscatodicos.html http://i.b5z.net/i/u/1097071/f/mon/aula_amostra.zip http://paginas.terra.com.br/informatica/burgoseletronica/pa ginadetv/pinosdotudo.htm http://paginas.terra.com.br/informatica/burgoseletronica/pa ginadetv/excessodecor.htm

Marcos Precisamos separar duas coisas: Polarização DC nos cátodos e sinal de vídeo.

Polarização d.C.: Vamos dar uma olhada na figura abaixo.

RAS Seguindo o mesmo raciocínio (sem tensão de cátodo) gira em torno de 80v. Vai encontrar 3 ou 6 resistores de potência (2 a 5 w), se for 6, são 3 pares em paralelo ou somente 3 deles...o.k.? Estes são os resistores do gerador de corrente da etapa cascode...é o estagio de saída de vídeo. O pré amplificador até poderia ter culpa no cartório, porem somente 20% de chance de ser ele. Somente um curto na saída para manter este estagio ativado constantemente...é raro, porem possível. Aplicando a mesma teoria que citei, toque nos resistores após ligar. Se um ou os dois em paralelo estiver aquecendo muito mais do que os outros, acaba de descobrir os resistores do estagio que gera a cor verde. Neste caso, deve encontrar transistores em curto ou com fuga...o.k. ? Se por outro lado nenhum resistor estiver sobre-aquecendo, todos os resistores de potência (3 ou 6) aquecem por igual, significa que o problema é outro, ainda no amplificador de vídeo ou no pré-amplificador...

O circuito mostra, de forma simplificada, o processamento do sinal de vídeo até o cátodo. O sinal é aplicado ao capacitor de acoplamento C1 e transferido para o ponto A onde será aplicado ao cátodo do cinescópio. O nível d.C. no ponto A é controlado independente do sinal de vídeo e consiste em variar a tensão d.C. nos cátodos para que o brilho seja apresentado de forma adequada na tela. Aumentar a tensão d.C. implicará em menor emissão no cátodo correspondente e consequentemente menor brilho. Concluímos que uma anormalidade no RGB estará relacionada a dois fatores que podem ser tratados de forma isolada: Sinal de vídeo e polarização d.C.. Uma técnica para isolar consiste em retirar o capacitor de acoplamento do circuito, nessa situação os cátodos estarão sob influência apenas da polarização d.C..

Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

A área adjacente ao vídeo não sofre influência do sinal de vídeo mas somente da polarização d.C. nos cátodos. Se essa área se apresentar aproximadamente branca, e de forma adequada, concluímos que o circuito de polarização d.C. estará normal. Mas se essa área evidenciar uma das cores (RGB) ,o sinal de vídeo estará fora de suspeita visto que não influencia na área adjacente ao vídeo. Deve ser visto apenas o circuito de polarização d.C. , ou o estágio posterior ao capacitor de acoplamento. No seu caso (tela verde) , retire os capacitores e veja como se apresenta a tela, deverá estar com trama aproximadamente branca. Essa condição requer tensões nos cátodos adequadas conforme citaram os colegas acima. Feito a correção na trama , passe então ao sinal de vídeo. Veja as condições básicas mostradas abaixo para a existência desse sinal :

Se nessas condições a tela do monitor apresentar uma trama aproximadamente branca, concluímos que não há nenhuma irregularidade quanto às polarizações d.C. nos cátodos. A avaria estará então relacionada ao sinal de vídeo. Passamos então a trabalhar no estágio anterior ao capacitor de acoplamento. Por outro lado, se com a retirada do capacitor a trama não for apresentada na forma esperada, descartamos o sinal de vídeo e focalizamos a atenção no circuito de polarização d.C., ou estágio posterior ao capacitor de acoplamento. Uma outra técnica consiste em uma simples observação da imagem. Vamos dividir a tela do monitor em duas áreas específicas conforme mostra figura abaixo:

Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006

Transistores típicos usados em Monitores (Transistor de saída horizontal)
14", SVGA (38 kHz) A-types: BU2508AF, 2SC4830, D-types: BU2508DF, 2SC4762, xxxxxxxxx2SC5149, 2SC4291, 15", XVGA (64 kHz) A-types: BU2520AF, 2SC4757, 2SC4770, 2SC5251, 2SC5148. 2SC4916, 2SC5250.

BU2522AF, 2SC3885A, 2SC3886A, 2SC4758, 2SC5129, 2SC4438, 2SC4743, 2SC5067, 2SC5207, 2SC5002.

D-types: BU2520DF, 2SC3892A, 2SC3893A, 2SC4531, 2SC4763, 2SC4124, 2SC4769, 2SC5296, 2SC4742, 2SC4744, 2SC4927, 2SC5003.

C o | |/ B o--| |\ | o E Sem diodo Damper

C o--+--+ | | |/ _|_ B o--+--------| /_\ Dd | |\ | | Rd | | +--/\/\----+--+--o E

Com diodo Damper

Dicas de defeitos: (forum - Defeitos Resolvidos) Philips 14B - Led verde normal mas SEM IMAGEM Não aparecia imagem nenhuma, aumentando o screen no Fly a tela ficava branca. Foi constatado que o defeito era no pré de vídeo (TDA4882), medida as tensões no pino 6 (controle de contraste) tudo OK, a tensão neste pino variava normalmente (+ - 2 a 5 V), medida a tensão de alimentação, verifiquei que no pino 7 (Vp) tinha apenas 1,5 V, foi retirado o CI (TDA4882) e ligado novamente o monitor a tensão neste pino ficou 0V (zero volts), seguindo a malha deste pino, verificou-se que não estava subindo os +8V no conector, o defeito era uma bobina (na placa 5801) que estava aberta foi substituída por um resistor de 1R, tudo OK.

Deus não criou barreiras entre as várias diferentes culturas, tradições, raças, etc. Deus deseja um mundo unificado, um mundo sem fronteiras. Deus não tem, sequer, o conceito de fronteiras. Portanto, Ele não nos diz para nos vingarmos de nossos inimigos. Se Ele assim dissesse, implicaria que Ele teria tal conceito. Amando nossos inimigos e trazendo à união entre nós, as fronteiras declinarão naturalmente.

www.familias.org.br
Boletim FreeBR - Edição 06 ­ Janeiro 2006